theHunter Luso Fórum
Bem vindo, o registo no forum é obrigatório para que possas ter acesso total a todos os foruns e informações.
Obrigado

Miras Telescópicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Miras Telescópicas

Mensagem por IJRI em Sex Jul 17, 2015 6:13 pm

Miras Telescópicas
O que significam as referências: As referências em cada mira telescópica dizem-nos a potência da mira ou o poder de magnificação, para as miras cujo zoom possa ser incrementado ou decrementado. Outra parte da referência, indica-nos o diametro da objectiva. Por exemplo, se tivermos uma mira 1,5-6X42, isto significa que a mira tem um zoom variável de 1,5 a 6 vezes e uma lente objectiva de 40 milímetros.

E o zoom? Quanto mais melhor?: Esta é uma questão muito comum em iniciantes. Mas, há que ter em conta os seguintes aspectos. Quanto maior o aumento, menor o campo de visão. Ou seja, imaginemo-nos numa situação de tiro em que a rês se encontra a 100 metros. Utilizando uma mira conforme a descrita a cima (1,5-6x42) o campo de visão ou seja, a quantidade de terreno que consigo ver com a mira ajustada para um zoom de 1,5 é cerca de 60 metros. Na mesma situação mas, com a mira ajustada para um zoom de 6 vezes, o campo de visão é agora cerca de 20 metros. Se a mira tivesse um zoom de 10 vezes em vez de 6, o campo de visão seria cerca de 12 metros. Assim, quanto maior o aumento, menor o campo de visão. Por isso, a mira a utilizar, deve ter em conta a mancha onde iremos caçar. Para tiros perto em zonas com muito mato ou arvoredo miras de baixa potência (ou um zoom menor) são mais adquadas. Por outro lado, em manchas muito abertas com campos de visão muito grandes e limpos (ex.: montanhas, pradarias, etc), iremos obter melhores resultados com miras mais potentes ou seja, com um zoom maior.



Magnificação ou Aumentos

Como vimos anteriormente, quanto maior o poder magnificação, menos nítida é a imagem e menor é o campo de visão.

Alta potência:
São extremamente úteis mas, nas condições adquadas. Em geral, usam este tipo de miras em condições de tiro que nos permita fazer pontaria com calma a longas distâncias. Mais adquadas para caça em aproximação.

Baixa potência:
Embora que com menor poder de aumento, permite-nos um tiro mais rápido pois, após o encare da arma, é mais fácil definir o alvo não só pelo campo de visão ser maior mas também, por ser mais nítido. Este tipo de mira é o mais adquado para montarias e batidas.



Fixo ou Zoom?

Miras com aumentos variáveis, ou zoom, têm a grande vantagem de com uma só mira podermos responder a situações de tiro a diferentes distâncias.

As miras fixas por seu lado, são miras muito utilizadas a curtas distâncias ou com vegetação densa onde é necessário um campo de visão amplo, pois, por norma as miras fixas são miras de baixa potência. Outra vantagem das miras fixas, é a sua grande fiabilidade pois, não têm componentes internos móveis o que os torna bastante mais resistentes as forças do tiro.

_________________
YouTube
Facebook
TwitchTV
avatar
IJRI
Administrador
Administrador

Mensagens : 33
Reputação : 9
Data de inscrição : 18/06/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum